Residência FE

- Projeto de Residência e Design de Interior -

Integrado a Natureza. O projeto da residência unifamiliar em Jambeiro – SP pode ser assim definida. Os princípios da construção ecológica são tratados não como uma temática ou algo especial, mas sim como fundamental.

A forma e implantação da residência partiram do levantamento das diversas árvores nativas existentes, da preservação da inclinação natural do terreno e sua camada protetora do solo, da vista espetacular para área de preservação ambiental.

Com 370 m² de área construída e quase 100 m² de varandas espalhados, a integração visual com o entorno verde foi obtida através de uma planta limpa e vedações transparentes favorecendo também a iluminação natural, o contato com a natureza e a ventilação cruzada.

A água da chuva é captada pelas coberturas e reutilizada na irrigação de jardins e lavagem de pisos externos. O posicionamento estratégico das placas solares evita sua exposição aos visitantes e garantem o aquecimento da água. A ventilação cruzada controlada mantém a casa livre da umidade e fresca no verão. Materiais recicláveis foram utilizados em diversos tipos de acabamentos.

Características
  • Residência Unifamiliar
  • Autores: Arq.: Tatiana M Otta Arq.: Eduardo S Albernaz